Noite Oficial dos OVNIs é um termo adotado por ufólogos brasileiros para descrever a aparição de vários objetos voadores não-identificados (OVNI) sobre o Brasil de acordo com informações do Comando da Aeronáutica do Brasil.
O fato ocorreu na noite de 19 de maio de 1986. Cerca de vinte OVNIs foram detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), com sede em Brasília.
Esta revoada de OVNIs durou cerca de três horas, e foi observada nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A situação chegou a tal ponto que o Comando de Defesa Aeroespacial
Brasileiro (COMDABRA) considerou a segurança de voo ameaçada,
principalmente em São Paulo, onde se concentra o maior número de rotas aéreas do país, e onde os OVNIs estavam mais ativos.
Isso levou o Alto Comando da Força Aérea Brasileira a deflagrar duas operações de interceptação e perseguição dos OVNIs por caças F-5E Tiger II e Dassault Mirage III, uma partindo da Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e outra de Anápolis (GO).
No dia seguinte, o então Ministro da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar Octávio Júlio Moreira Lima,
deu uma entrevista coletiva à imprensa, juntamente com os pilotos dos
caças, confirmando os acontecimentos, por isso os eventos daquela noite
ficaram conhecidos como a Noite Oficial dos OVNIs.
Em 25 de setembro de 2009 foi divulgado o relatório oficial da Força Aérea Brasileira
sobre o caso, que diz: "Como conclusão dos fatos constantes observados,
em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os
fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela
capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores, como
também voar em formação, não forçosamente tripulados.
Em outubro de 2015, o Arquivo Nacional disponibilizou gratuitamente
16 áudios da chamada 3ª remessa do "Fundo OVNIs" (denominação para o
acervo os documentos relativos à Ufologia disponibilizados através da Lei de Acesso à Informação),
entre as quais constam 8 gravações das conversas entre pilotos e
controladores aéreos, assim como o sistema de defesa brasileiro, na
noite de 19 de maio de 1986. Nos áudios fica claro que dezenas de
objetos foram captados por radar, várias vezes foram observados e
perseguidos pelos pilotos, demonstrando comportamentos inusitados
durante todo o episódio .
Confira abaixo os áudios gravados.
FITA 1
FITA 2
FITA 3
FITA 4
FITA 5
FITA 6
FITA 7
FITA 8
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